Assim como todos os comércios, os supermercados enfrentam vários contratempos que permeiam o mundo dos negócios. As chamadas “dores” dos supermercadistas vão desde questões logísticas até aspectos mais amplos da gestão do negócio.

Neste post, você entenderá os desafios enfrentados diariamente pelos supermercados e aprenderá soluções para enfrentá-los de forma eficaz, impulsionando, assim, o seu negócio!

Falta de controle de estoque

Quando um supermercado não mantém um controle adequado do estoque, uma série de problemas pode surgir, afetando o funcionamento das operações e a experiência do cliente, como os listados abaixo:

  • Rupturas de produtos, ou seja, a ausência de itens essenciais nas prateleiras, ocasionando perda de fluxo de caixa e afetando a reputação do supermercado;
  • Produtos em excesso, incluindo itens vencidos, resultando em desperdício e perdas financeiras expressivas para o supermercado;
  • Ocorre dificuldade em prever a demanda futura e planejar compras de forma eficiente, o que pode levar a compras excessivas de determinados itens e escassez de outros, criando desequilíbrios no estoque e prejudicando a rentabilidade do negócio.

Erro de precificação

O equívoco na hora de precificar um produto é uma questão que pode ter um impacto significativo nos resultados de um supermercado nas áreas indicadas abaixo:

  • Rentabilidade: Com uma margem de lucro pequena, o erro na precificação no setor de supermercado pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo;
  • Competitividade: Se os preços forem muito altos, os clientes podem optar por comprar em outros estabelecimentos. Por outro lado, preços muito baixos podem comprometer a sustentabilidade financeira do supermercado. Podendo tornar o supermercado menos competitivo em relação aos outros.

Falta de controle fiscal

A falta de controle fiscal é uma questão crítica para qualquer negócio, e os supermercados não estão imunes a esse problema, o que pode causar multas significativas e até mesmo em processos legais contra o supermercado, prejudicando sua reputação e suas finanças.

O Fisco geralmente tolera apenas 5% de erros no estoque declarado. Além disso, não cumprir com a entrega do SPED Fiscal pode resultar em multas em torno de R$ 5.000 por loja ao mês, enquanto a falta de entrega da DIPJ/ECF pode acarretar em multa correspondente a 3% do faturamento.

Problemas logísticos

Problemas logísticos podem impactar de forma negativa a eficiência operacional de um supermercado. Abaixo, são destacados alguns desses desafios:

  • Aumento de custo operacional: Podem resultar em gastos adicionais com transporte, armazenamento e mão de obra, prejudicando a eficiência operacional e aumentando os custos totais da operação;
  • Aumento de custo de compra: Resultando em custos adicionais para adquirir mercadorias, impactando diretamente na rentabilidade do supermercado e negociação com os fornecedores.

Falta de gestão financeira

A ausência de um bom gerenciamento financeiro pode interferir diretamente na estabilidade financeira de um supermercados, afetando principalmente as seguintes áreas:

  • Fluxo de Caixa/Tesouraria: Sendo capaz de levar a dificuldades na gestão dos recursos financeiros do supermercado;
  • Gestão de contas a pagar/receber: A má gestão pode ocasionar atrasos nos pagamentos aos fornecedores, gerando cobranças de juros e multas adicionais;
  • A área Financeira tem grande dependência de pessoas e, por isso, está sujeita a desvios/erros operacionais com impacto direto no resultado financeiro do supermercado.

Sistema de ERP para Supermercado

Enfrentar os desafios supermercadistas, listados anteriormente, requer soluções eficazes para garantir a saúde financeira e o crescimento do seu supermercado. É aqui que o Sistema de ERP para Supermercado da E4 Sistemas, Mercatus ERP, se destaca. Nosso sistema proporciona uma solução completa para gerenciar todas as operações, desde o controle de estoque até a gestão financeira, de maneira integrada e eficiente.

Com o auxílio do sistema ERP Mercatus, você pode otimizar processos e reduzir custos, capacitando seu supermercado a crescer em um meio competitivo.

Aproveite os benefícios do sistema de ERP para Supermercado da E4 e leve seu negócio para o próximo nível. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como o ERP Mercatus pode ajudar você a alcançar o sucesso que seu supermercado merece.

As preocupações dos supermercadistas são fragmentadas, mas a solução é integrada!