Nos últimos anos, o conceito de autoatendimento tem ganhado cada vez mais popularidade em diversos setores, incluindo o varejo. Com a ideia de autoatendimento, surgiu a tendência dos mercados autônomos, que fazem uso dessa solução para impulsionar suas operações. Mas como exatamente funciona o autoatendimento em um mercado autônomo?
Neste post, vamos detalhar o uso dessa tecnologia e as vantagens que ela oferece, com base nas soluções desenvolvidas por nós, a E4 Sistemas.
Entenda o que é autoatendimento
Autoatendimento nada mais é do que um método pelo qual os clientes podem realizar determinadas atividades ou transações por conta própria, sem depender do auxílio de funcionários. Esse sistema otimiza o tempo dos clientes e proporciona maior conveniência para o mesmo.
Por exemplo, no mercado autônomo, o cliente vai até as gôndolas, escolhe os produtos desejados e, em seguida, lê os códigos de barras dos itens selecionados para, então, efetuar o pagamento no totem de forma autônoma, simples e rápida.
Outra opção são os aplicativos móveis desenvolvidos para os mercados autônomos. Esses aplicativos permitem que os clientes naveguem pelo catálogo de produtos, adicionem itens ao carrinho de compras e finalizem a compra com apenas alguns toques na tela. Além disso, podem notificar os clientes sobre novas ofertas, promoções e saldo de cashback.
Portanto, como você viu, autoatendimento é sinal de eficiência, praticidade e comodidade.
Sem filas longas
Uma das vantagens mais evidentes do autoatendimento em mercados autônomos é a eliminação das filas. Em um supermercado tradicional, os clientes frequentemente enfrentam longas esperas nas filas do caixa, especialmente durante horários de pico. Essas filas podem consumir um tempo valioso do cliente, resultando em uma experiência de compra menos agradável.
No mercado autônomo, por sua vez, os clientes podem fazer uso do autoatendimento para otimizar o tempo gasto em compras, melhorando a experiência de compra, pois é muito prático:
- O cliente se dirige às gôndolas, freezers ou geladeiras;
- O cliente escolhe os produtos;
- O cliente vai até o Totem;
- O cliente escaneia o códigos de barra dos itens;
- O cliente realiza o pagamento da forma desejada.
Além do mais, a ausência de filas também contribui para um ambiente mais organizado e tranquilo no mercado autônomo, tornando-o mais agradável para os clientes.
Eficiência operacional
Os sistemas da E4, especializados em mercado autônomo, são projetados para garantir que não ocorram irregularidades nas operações. Além disso, oferecemos a coleta de dados detalhada, assim os mercados autônomos podem tomar decisões mais precisas sobre estoque, precificação e estratégias, aumentando ainda mais a eficiência operacional.
Outra solução que contribui para a eficiência são os totens de pagamento. Os totens de pagamento são uma inovação nos sistemas de compra e venda, especialmente em mercados autônomos. Estes dispositivos proporcionam uma experiência de autoatendimento simplificada e eficaz, permitindo que os clientes realizem transações de compras de maneira rápida e conveniente.
E aqui na E4 Sistemas, possuímos três tipos de totens para atender a necessidade específica de cada estabelecimento, sendo:
- Totem Mini Plus de 7”
- Totem Mini Plus de 10”
- Totem Pay (lançado para a máquina da PagSeguros)
Redução de custos
O autoatendimento em mercados autônomos também traz benefícios financeiros para os estabelecimentos. Ao reduzir a necessidade de funcionários nos caixas e diminuir erros durante as transações, o autoatendimento ajuda a diminuir os custos trabalhistas e o trabalho relacionado à correção de equívocos.
Sendo assim, podemos notar, que o autoatendimento está transformando a experiência de compra nos mercados autônomos, proporcionando conveniência, eficiência e personalização tanto para os clientes quanto para os estabelecimentos.
E, se você quer aderir ao sistema de autoatendimento, não deixe de entrar em contato com a E4 e descobrir qual é a melhor solução para você.
Veja também sobre Mercado Autônomo: