O que é o Mercado Autônomo?

Os mercados autônomos, como o nome sugere, são empreendimentos que não necessitam de pessoas para operar, ou seja, o consumidor faz suas compras sozinho, sem atendentes, caixas etc., apenas utilizando seu smartphone.

O mercado autônomo apresenta um conceito que vai além do self-checkout, pois permite que o cliente libere o próprio acesso na entrada do mercado, através de app, para então selecionar os produtos que quer levar, fazer a leitura dos produtos em leitor de código de barras e efetuar o pagamento de forma remota, pelo celular.

Além de beneficiar o consumidor, dando um novo papel de protagonismo, a automação através de tecnologias de autoatendimento também reduz custos com mão de obra, locação de pessoas e espaço físico.

Mercado Autônomo, o Futuro é Agora! 

O modelo de negócio de mercado autônomo cresceu durante a pandemia pelas vantagens como localização, disponibilidade a qualquer hora do dia e segurança. A tendência é o crescimento.

A tecnologia utilizada nesse tipo de negócios surpreendeu positivamente pela praticidade e, hoje, os mercados autônomos não param de crescer no Brasil e vêm conquistando consumidores principalmente em condomínios.

Todos sabemos que a tecnologia é essencial para as nossas vidas. Há muitos anos, a maioria de nós já não sabe mais o que é viver sem um celular, sem pedir comida por aplicativo ou pagar as contas e fazer transferências com apenas alguns cliques. Ainda bem, porque tudo isso facilita, e muito, o dia a dia. É assim que o varejo também se transforma, e hoje contamos com o varejo tech.

É preciso aliar tecnologia e atendimento para conhecer o seu cliente e proporcionar uma melhor experiência de compra. Esse é o varejo autônomo, onde o futuro é agora!

Os mercados autônomos vieram para ficar? 

A pandemia de covid-19 foi o fator propulsor do aumento do número de mercados autônomos. Afinal, esses estabelecimentos permitem manter o distanciamento social e fazer compras sem precisar sair de casa, no caso das unidades dentro de condomínios. Sem filas, sem funcionários e sem precisar lidar com dinheiro em nota ou mesmo cartão.

Os mercados autônomos são uma realidade ainda considerada nova, mas que veio com força para ficar em condomínios residenciais, comerciais, clubes e até mesmo em shoppings. Atualmente, já é possível encontrar esse tipo de estabelecimento em várias cidades brasileiras e com crescimento exponencial por todo o país.

Dicas para ter sucesso no mercado autônomo 

Então, vamos lá para as dicas fundamentais para que sua operação de mercado autônomo tenha sucesso, cresça e gere lucro!

Atenção as mercadorias 

A gestão de estoques de um mercado autônomo apresenta particularidades. De qualquer forma, deve-se buscar a eficiência nesta gestão, sendo que o estoque de mercadorias deve ser suficiente para o adequado funcionamento da empresa, mas mínimo, para reduzir o impacto no capital de giro.

Fique atento, pois a falta de mercadorias pode representar a perda de uma venda. Por outro lado, possuir mercadorias estocadas por muito tempo é deixar dinheiro parado. É essencial o bom desempenho na gestão de estoques, com foco no equilíbrio entre oferta e demanda.

Esse equilíbrio deve ser sistematicamente conferido, com base, entre outros, nestes três indicadores de desempenho que veremos a seguir:

1 -Giro dos estoques: número de vezes que o capital investido em estoques é recuperado por meio das vendas. É medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado. Quanto maior for a frequência de entregas dos fornecedores, em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

2 -Cobertura dos estoques: indicação do período que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

3 -Nível de serviço ao cliente: demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, no varejo de pronta entrega (segmento em que o cliente quer receber a mercadoria ou o serviço imediatamente após a escolha), pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Cuidado com o tamanho do condomínio 

Se o condomínio for muito pequeno pode ser que não tenha venda o suficiente para valer a pena. O investimento em um condomínio pequeno é aproximado em um condomínio maior, então sugerimos dar atenção para condomínios acima de 150 apartamentos.

 

Cuidado com a localização do Mercado Autônomo dentro do condomínio 

Garanta uma boa localização do seu mercado autônomo no condomínio e de fácil acesso. Lembre que quem não é visto, não é lembrado.

Monte um mix de alto giro e de acordo com a classe social 

Busque conhecer o seu público-alvo, pois pode variar de condomínio para condomínio e monte seu mix de produtos com atenção aos produtos de maior giro para o perfil daquele público-alvo.

Coloque uma capacidade ideal em cada produto para que não necessite fazer reposição todos os dias 

Entenda a melhor cobertura de seus produtos em cada loja autônoma para que você possa ter uma melhor processo logístico de reabastecimento nos seus mercados autônomos. Essa otimização reduz gastos e melhora a lucratividade da sua operação.

Acompanhe bem as quebras/roubos pois esse índice é fundamental 

Um dos grandes desafios é o acompanhamento das quebras e roubos no seu mercado autônomo, para isso você vai precisar de uma ERP exclusivo para o segmento.

Utilize a venda pelo Totem

Temos observado quem utiliza apenas o aplicativo acaba vendendo menos e aumentando o índice de roubo como também diminui as taxas com as adquirentes de cartões. Então, além do aplicativo, tenha sempre a opção de pagamento pelo Totem.

Tenha um APP para comunicar as promoções para seus clientes

Relacionamento é chave do sucesso no seu mercado autônomo. E para você vai precisar ter um aplicativo com a sua marca para os seus clientes, pois é por meio deste que você melhorar a comunicação com seus clientes, oferecer ofertas, clubes de descontos, apresentar seu catálogo de produtos, mandar mensagens push e muito mais.

Sistemas de câmeras é fundamental

Ter um sistema de vídeo monitoramento é fundamental para um melhor controle preventivo no seu mercado autônomo e na ocorrência de um desvio, você vai poder identificar o responsável e tratar a ocorrência.

Tenha redundância do link de internet. Como sua operação é toda em cartão isso é fundamental.

Garantir redundância do link de internet visa garantir que a sua operação vai estar ativa para a melhor experiência de compra do seu cliente.

 

Busque organizar seu crescimento tendo várias lojas na mesma região. Isso diminui seu custo com logística.

Isso reduz o seu custo logístico que é um fatores que impactam na sua operação. Então, busque ter várias lojas na mesma região de forma est