A chamada Inteligência Artificial (IA) está ganhando cada vez mais espaço em diversos setores, e o varejo alimentar não é exceção. Com isso, surgiram os mercados autônomos, onde a IA inovou e continua inovando. Como já sabemos, os mercados autônomos operam com pouca ou nenhuma intervenção humana e, portanto, dependem da IA para manter um funcionamento seguro e prático.

Mas qual é o papel que a IA exerce no videomonitoramento em mercados autônomos? 

Este é o ponto que iremos abordar no post de hoje, com base no sistema de videomonitoramento da Mercatus da E4 Sistemas, integrado ao sistema de IA, Noleak Agatha.

Monitoramento em tempo real

O sistema de videomonitoramento da E4 Sistemas, equipado com IA, aprende de forma autônoma o comportamento natural do ambiente e, dessa maneira, utiliza esses algoritmos de aprendizado de máquina para analisar as sequências de vídeo em tempo real. Essa integração possibilita a identificação imediata de atividades suspeitas, como furtos ou comportamentos incomuns.

Detecção de comportamentos suspeitos

Como já mencionado, a IA tem capacidade conectiva para detectar comportamentos incomuns, já que ela pode ser treinada para reconhecer padrões de comportamento considerados normais dentro de um mercado autônomo. 

Prevenção de furtos e perdas 

Com a ausência de funcionários trabalhando em tempo integral, o videomonitoramento com IA se torna muito mais importante para garantir a segurança do mercado autônomo. Pois a segurança, tanto do estabelecimento quanto dos consumidores, é uma das principais preocupações dos mercados. Sendo assim, a IA detecta comportamentos incomuns e alerta imediatamente os responsáveis, permitindo que ocorra uma intervenção rápida e que irá reduzir perdas e furtos, aumentando assim a segurança do mercado autônomo.

Análise de movimentação

Além da detecção de comportamentos suspeitos e prevenção a furtos, a análise de movimentação é outra funcionalidade proporcionada pela IA nos sistemas de videomonitoramento. Essa função consiste em analisar os padrões de movimentação dos clientes dentro do estabelecimento para identificar tendências e melhorar a experiência dos clientes. Além disso, é responsável por detectar movimentações incomuns, como um número maior de pessoas do que o habitual dentro do mercado.

A integração da IA no videomonitoramento de mercados autônomos possibilita um funcionamento ainda mais autônomo, proporcionando um ambiente de compra seguro e, de certa forma, personalizado aos clientes.

Para saber mais como o videomonitoramento pode ajudar você a ter mais segurança em seu mercado autônomo, entre agora em contato com a E4 Sistemas! 

 

Leia mais sobre Mercado Autônomo em:

Como ter sucesso no Mercado Autônomo

Como funciona o autoatendimento em Mercado Autônomo

E, em nosso e-book ‘Como ter sucesso em seu Mercado Autônomo’